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Pesquisa do PROFUTURO revela força da mulher brasileira no mercado de trabalho e nas comprasGuerra dos sexos na economia: homens ocuparão maioria dos cargos gerenciais das empresas brasileiras em 2010; mas dentro de casa, as mulheres é que decidirão para onde irá o dinheiro, na hora das compras.
Resultados preliminares A pesquisa WebDelphi “Mulheres, o mercado de trabalho e o consumo”, realizada este mês pelo Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO) da FIA, revelou algumas tendências importantes para a economia brasileira até 2010. Os resultados de duas rodadas de respostas, coletadas entre 54 especialistas, serão apresentados durante o X Seminário PROFUTURO “Perspectivas da Economia e os Rumos do Consumo no Mercado Feminino”, que acontecerá em 24 de junho, das 14h às 18h, no auditório da “Sala da Congregação” da FEA/USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento reunirá executivos, empresários, publicitários, professores e alunos de pós-graduação, para um debate com os seguintes especialistas: . Prof. Dr. James Wright, Coordenador do Profuturo e do MBA Executivo Internacional da FIA; . Rodrigo Leão, Diretor de Criação da W/Brasil; . Prof. Dr. Juarez Rizzieri, Economista e Pesquisador da FIPE; . Prof. Dr. André Franco Montoro Filho, Ex-Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e Ex-Presidente do BNDES; e . Ciro Suplicy, Diretor de Investimentos do Banco Citibank S/A. . A participação feminina no mercado de trabalho tende a aumentar, mas a maioria dos respondentes (63%) indicaram que os homens terão participação majoritária na ocupação de cargos da alta gerência das empresas brasileiras, em 2010. . No mesmo período, deverá crescer também o poder de influência das mulheres na hora das compras, sobretudo no que se refere à educação dos filhos e aquisição de móveis. . As brasileiras continuarão a decidir sobre as compras de alimentos. . Homens e mulheres tendem à igualdade de fato só na hora de decidir sobre a compra de eletrodomésticos, veículos e produtos de turismo e lazer. . O estudo consolidou que os homens são maioria, na hora de comprar bebidas. A técnica Delphi coleta respostas de um público especializado e segue o rigor científico. Um formulário eletrônico é respondido via Internet. Numa segunda etapa da pesquisa, as mesmas pessoas consultadas voltam a abordar os mesmos temas, tendo em vista os primeiros consensos do grupo. O objetivo é chegar o mais perto possível de tendências futuras. Mas o diferencial desta metodologia é que só especialistas respondem às questões propostas, previamente selecionados pelo PROFUTURO. Segundo a economista Renata Giovinazzo, que trabalha nas pesquisas do PROFUTURO desde 1999, “é uma análise qualitativa e bem apropriada para prospecção”. . Prof. Dr. James Wright - Doutor em Administração e professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Coordenador do PROFUTURO e das diversas consultorias, treinamentos e pesquisas realizadas pelo Programa. Coordenador do MBA Executivo Internacional. . Renata Giovinazzo - Economista, doutoranda em Administração na FEA-USP, responsável pelas pesquisas WebDelphi e outras pesquisas desenvolvidas pelo Profuturo. . Roberto Pedroso Júnior - Assistente de pesquisa; atua também no apoio a consultorias e treinamentos conduzidos pelo PROFUTURO. . Daniel Estima de Carvalho - Bacharel em Ciências da Computação, atua em aplicações de sistemas informatizados e ensino à distância e pesquisas realizadas pelo PROFUTURO. A combinação de seminários, debates e workshops periódicos, integram-se com as respostas do questionário Delphi, uma técnica qualitativa usada para a definição de tendências futuras e análise de especialistas. Já foram discutidos os seguintes temas: prospecção sócio-econômica do país, e-business, perfil do executivo do futuro, perfil do consumidor do futuro, participação do Brasil no mercado internacional. Mais informações: com a equipe do PROFUTURO – Tel. (11) 3091-5848 e 3819-0137, ou pelo site do programa - www.fia.com.br/profuturo, e-mail: profuturo@fia.com.br. Cris Campos, |