Pesquisa do PROFUTURO revela força da mulher brasileira no mercado de trabalho e nas compras

Guerra dos sexos na economia: homens ocuparão maioria dos cargos gerenciais das empresas brasileiras em 2010; mas dentro de casa, as mulheres é que decidirão para onde irá o dinheiro, na hora das compras.

Renata Giovinazzo: “O PROFUTURO é um programa da FIA voltado para prospecção de tendências e sempre tenta atrelar isso à estratégia das empresas, para não ficar num estudo do futuro só e fazer um link de como os executivos, os tomadores de decisão podem aproveitar essas informações para melhorar a sua qualidade de decisão hoje e definir suas estratégias”.

Resultados preliminares
WebDelphi
Equipe responsável
Atividades do PROFUTURO
Contatos PROFUTURO

A pesquisa WebDelphi “Mulheres, o mercado de trabalho e o consumo”, realizada este mês pelo Programa de Estudos do Futuro (PROFUTURO) da FIA, revelou algumas tendências importantes para a economia brasileira até 2010. Os resultados de duas rodadas de respostas, coletadas entre 54 especialistas, serão apresentados durante o X Seminário PROFUTURO “Perspectivas da Economia e os Rumos do Consumo no Mercado Feminino”, que acontecerá em 24 de junho, das 14h às 18h, no auditório da “Sala da Congregação” da FEA/USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento reunirá executivos, empresários, publicitários, professores e alunos de pós-graduação, para um debate com os seguintes especialistas:

. Prof. Dr. James Wright, Coordenador do Profuturo e do MBA Executivo Internacional da FIA;

. Rodrigo Leão, Diretor de Criação da W/Brasil;

. Prof. Dr. Juarez Rizzieri, Economista e Pesquisador da FIPE;

. Prof. Dr. André Franco Montoro Filho, Ex-Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo e Ex-Presidente do BNDES; e

. Ciro Suplicy, Diretor de Investimentos do Banco Citibank S/A.

topo ^

Resultados preliminares

. A participação feminina no mercado de trabalho tende a aumentar, mas a maioria dos respondentes (63%) indicaram que os homens terão participação majoritária na ocupação de cargos da alta gerência das empresas brasileiras, em 2010.

. No mesmo período, deverá crescer também o poder de influência das mulheres na hora das compras, sobretudo no que se refere à educação dos filhos e aquisição de móveis.

. As brasileiras continuarão a decidir sobre as compras de alimentos.

. Homens e mulheres tendem à igualdade de fato só na hora de decidir sobre a compra de eletrodomésticos, veículos e produtos de turismo e lazer.

. O estudo consolidou que os homens são maioria, na hora de comprar bebidas.

topo ^

WebDelphi

A técnica Delphi coleta respostas de um público especializado e segue o rigor científico. Um formulário eletrônico é respondido via Internet. Numa segunda etapa da pesquisa, as mesmas pessoas consultadas voltam a abordar os mesmos temas, tendo em vista os primeiros consensos do grupo. O objetivo é chegar o mais perto possível de tendências futuras.

Mas o diferencial desta metodologia é que só especialistas respondem às questões propostas, previamente selecionados pelo PROFUTURO. Segundo a economista Renata Giovinazzo, que trabalha nas pesquisas do PROFUTURO desde 1999, “é uma análise qualitativa e bem apropriada para prospecção”.

topo ^

Equipe responsável

. Prof. Dr. James Wright - Doutor em Administração e professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Coordenador do PROFUTURO e das diversas consultorias, treinamentos e pesquisas realizadas pelo Programa. Coordenador do MBA Executivo Internacional.

. Renata Giovinazzo - Economista, doutoranda em Administração na FEA-USP, responsável pelas pesquisas WebDelphi e outras pesquisas desenvolvidas pelo Profuturo.

. Roberto Pedroso Júnior - Assistente de pesquisa; atua também no apoio a consultorias e treinamentos conduzidos pelo PROFUTURO.

. Daniel Estima de Carvalho - Bacharel em Ciências da Computação, atua em aplicações de sistemas informatizados e ensino à distância e pesquisas realizadas pelo PROFUTURO.

topo ^

Atividades do PROFUTURO

A combinação de seminários, debates e workshops periódicos, integram-se com as respostas do questionário Delphi, uma técnica qualitativa usada para a definição de tendências futuras e análise de especialistas. Já foram discutidos os seguintes temas: prospecção sócio-econômica do país, e-business, perfil do executivo do futuro, perfil do consumidor do futuro, participação do Brasil no mercado internacional.

topo ^

Mais informações: com a equipe do PROFUTURO – Tel. (11) 3091-5848 e 3819-0137, ou pelo site do programa - www.fia.com.br/profuturo, e-mail: profuturo@fia.com.br.

topo ^

Cris Campos,
Jornalista (MTb 24.910/SP) da Assessoria de Comunicação da FIA
Fone (11) 3732-4476, e-mail cristinac@fia.com.br



-