APRESENTAÇÃO:

 

O Programa de Capacitação em Gestão de Habitats de Inovação foi concebido sob a forma de um curso de especialização, em nível de pós-graduação lato sensu, com carga total de 460 horas de dedicação.

Sob a perspectiva do curso, o Sistema Empreendedor de Inovação é composto por três subsistemas, conforme mostrado a seguir:

 

À luz desse enfoque sistêmico o Programa se propõe a:

• Contribuir para consolidar no nível do Subsistema de Inteligência uma comunidade intelectual fortemente articulada em torno de políticas de apoio e gestão de habitats de inovação; e

• Propiciar uma ampla capacitação em gestão às lideranças dos Subsistemas Estratégico e Empresarial, nos níveis estratégico, tático e operacional.


 
OBJETIVOS:
 

O Curso tem por objetivos:

Aprimorar a competência do(a)s participantes na utilização de conceitos e práticas de gestão requeridas para o bom desempenho do Sistema Empreendedor de Inovação.
Propiciar condições ao(à)s participantes para desenvolverem conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam assegurar o cumprimento das principais missões das instituições integrantes do Subsistema Estratégico.

Ao final do Curso o(a)s participantes deverão estar aptos a:
Melhor compreender, analisar e aplicar os principais conceitos relativos às funções clássicas da administração, tais como finanças, marketing e recursos humanos, na gestão de ambientes de negócios inovadores;
Aprofundar a compreensão do funcionamento, interações, principais conceitos e desafios atinentes ao ecossistema de inovação, em especial o Sistema Nacional de Inovação e os sistemas locais de inovação;
Melhor gerenciar os projetos relativos ao seu ambiente organizacional nos vários processos que compõem o seu ciclo de vida, utilizando técnicas modernas de gestão de projetos;
Aprimorar o gerenciamento das atividades típicas de seu ambiente organizacional nos vários processos que compõem a atividade administrativa: planejamento, organização, direção e controle;
Entender de forma mais ampla e aplicar as habilidades gerenciais requeridas para a função, tais como: estilos adequados de liderança, comunicação, negociação com partes interessadas internas e externas, bem como desenvolvimento de equipes;
Compreender os aspectos críticos na tomada de decisão sobre a localização, instalação e gestão dos parques tecnológicos e das incubadoras de empresas, a fim de fundamentar as políticas e orientar a estratégia e operação desses mecanismos; e
Estar familiarizado com e aplicar as melhores práticas de gestão de incubadoras de empresas e parques tecnológicos, para identificar e aproveitar as oportunidades decorrentes de crescente importância do empreendedorismo e da inovação, em especial a tecnológica, nos mercados globalizados, cada vez mais competitivos e com exigências crescentes de sustentabilidade socioambiental.

 
PÚBLICO-ALVO:
 

O público-alvo principal do programa é o de dirigentes de habitats (gerentes de incubadoras, parques tecnológicos, APLs e pólos de desenvolvimento), localizados no subsistema estratégico.

Outro(a)s agentes de inovação e, em especial, gestore(a)s dos parceiros do movimento de empreendedorismo inovador, são bem-vindos.

 
PROGRAMA:
 

O programa é composto por seis módulos. Quatro módulos são reservados às aulas presenciais, um módulo tratará da elaboração do Projeto Aplicado (Trabalho de Conclusão de Curso) e, finalmente, haverá um módulo destinado à realização de atividades no exterior. Este será optativo e sua realização dependerá da adesão de pelo menos 30 participantes.

A carga horária dos módulos do curso é a seguinte:
• Módulo I- Gestão de Negócios Inovadores - 100 h-a
• Módulo II- Gestão do Conhecimento, da Inovação e de Projetos - 100 h-a
• Módulo III- Gerenciamento de Habitats de Inovação - 100 h-a
• Módulo IV- Atividades Complementares: orientações metodológicas e simulação (jogos de empresa)- 72 h-a
• Módulo V – Elaboração do Projeto Aplicado (Trabalho de Conclusão) – 100 horas

 
METODOLOGIA:
 

A metodologia do Curso propiciará ao(à)s participantes o desenvolvimento de competências interpessoais, gerenciais e técnicas. Para tanto, serão utilizados instrumentos didáticos que viabilizem a experimentação, a vivência gerencial e a visão sistêmica das áreas específicas que abrangem a gestão de habitats de inovação, conforme ilustra a figura a seguir:


O Curso é baseado no aprendizado ativo, onde o(a) participante é levado(a) a refletir e aplicar os conceitos apresentados, tendo a figura do(a) professor(a) como um facilitador do processo ensino-aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em equipe, com a utilização de estudos de caso, visitas técnicas, jogos, exercícios e vídeos acompanhados de debates e preleções. A leitura de materiais elaborados pelo(a)s professore(a)s e da bibliografia recomendada complementam a aprendizagem. O intercâmbio de experiências entre os participantes e o(a)s instrutore(a)s e palestrantes nacionais e internacionais será fortemente enfatizado.
 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
 

Apresenta-se a seguir, de forma sucinta, os eixos temáticos de cada módulo.

Módulo I – Gestão de Negócios Inovadores
O objetivo deste módulo é capacitar o(a)s participantes mediante uma formação conceitual e ferramental em gestão estratégica e estimular a aplicação desses conceitos e ferramentas no contexto dos negócios explorado por sua organização.
• Economia, Gestão Estratégica de Negócios e Internacionalização de Empresas
• Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais
• Marketing para Produtos/Serviços Inovadores
• Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial
• Tecnologia da Informação e Métodos Quantitativos

Módulo II – Gestão do Conhecimento, Inovação e Projetos
O objetivo deste módulo é propiciar ao(à)s participantes um contexto para a reflexão e a capacitação em novas abordagens e técnicas que permitem tratar a inovação como parte integrante do esforço de gestão empresarial. Além disso, os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências básicas que lhes permitam melhor desempenho como gerente de projetos.
• Ecossistemas e sistemas de Inovação, Criação de Empresas Inovadoras e Empreendedorismo Inovador
• Arranjos Organizacionais para Inovação e Gestão do Conhecimento
• Gerenciamento de Projetos

Módulo III – Gerenciamento de Habitats de Inovação
O objetivo deste módulo é capacitar o(a)s participantes para uma ação empreendedora e inovadora. Enquanto os módulos anteriores, especialmente o Módulo I, estão dedicados ao desenvolvimento de competências para aquisição de conhecimentos e técnicas da administração de negócios, neste módulo o(a)s participantes serão desafiados a aplicar esse conhecimento. Desse modo se busca desenvolver nele(a) as habilidades e atitudes necessárias para consolidar empresas competitivas, gerar resultados socioeconômicos relevantes, influenciar a criação de mecanismos de apoio e fomento e comunicar os resultados à sociedade. Os dois eixos temáticos centrais deste módulo são:
• Modelagem de Habitats de Inovação
• Gestão de Habitats de Inovação

Módulo IV: Atividades Complementares
O objetivo deste módulo é oferecer ao(à)s participantes a oportunidade de realização de uma série de atividades complementares aos módulos anteriores, que lhes propiciem o conhecimento metodológico necessário para a elaboração do projeto aplicado, bem como vivenciar, mediante jogos de empresas, os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos módulos anteriores.

Módulo V: Projeto Aplicado
A natureza, foco e normas do Projeto Aplicado (Trabalho de Conclusão do Curso) serão explorados por meio dos seguintes tópicos:
• Natureza do Trabalho
• Objetivos
• Características
• Normas do Projeto Aplicado

Módulo VI (Optativo): Experiência Internacional
O objetivo deste módulo é propiciar ao(à)s participantes o conhecimento de diferentes realidades e problemáticas relacionadas à habitats de inovação por meio de visitas técnicas e palestras em instituições internacionais. As instituições a serem visitadas possuem alta densidade acadêmica e capacidade de sistematização do conhecimento. O conteúdo programático, o valor do investimento e demais informações sobre este módulo serão apresentados oportunamente, durante o processo de formação da turma e após suas manifestações de interesse em optar pela participação neste módulo.

 
CORPO DOCENTE:
 

O corpo docente deverá ser formado por um núcleo de professore(a)s da FIA, docentes experientes e titulados da Universidade de São Paulo, em especial da sua Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP). A esse grupo serão agregados profissionais de instituições acadêmicas, formuladores de políticas públicas, agentes de inovação e profissionais do mercado com experiência reconhecida nas disciplinas constantes da grade curricular do curso.

Serão também convidados palestrantes renomados internacionalmente, como fruto da parceria pioneira celebrada pela ANPROTEC com a International Association of Science Parks (IASP).

A coordenação estará a cargo dos professores titulares da FEA/USP Isak Kruglianskas e Roberto Sbragia, pioneiros no campo da educação avançada em gestão da inovação, com amplo reconhecimento no Brasil e no Exterior.

 
LOCAL DO CURSO:
 
O Curso será realizado nas instalações da FIA, em São Paulo, especialmente adequadas para a capacitação executiva. As refeições serão servidas no local. A infra-estrutura oferecida também disponibilizará biblioteca e terminais de computadores.
 
CALENDÁRIO:
 

O calendário foi elaborado para assegurar um ambiente de intensa aprendizagem e, também, para facilitar a participação desejada de estudantes do interior de São Paulo e de outros estados.

Aulas à distância poderão ser inseridas oportunamente. Clique aqui para visualizar um calendário preliminar do curso.

 
CERTIFICAÇÃO:
 

Será fornecido o certificado de conclusão do Curso, emitido pela Fundação Instituto de Administração, desde que o aluno o tenha acompanhado de modo satisfatório, consoante os padrões de freqüência e avaliação de aprendizagem exigidos pela FIA.

O Curso se enquadra ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 08 de junho de 2007 do Ministério da Educação.

 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
 

Processo Seletivo: É pré-requisito ter nível superior. O processo seletivo será feito com base no currículo do(a)s interessado(a)s, complementado por entrevistas pessoais ou telefônicas.

Serão observados também critérios que permitam uma distribuição satisfatória de oportunidades às diferentes regiões do País.

A realização do Curso está condicionada à formação de uma turma de no mínimo 30 participantes.

Investimento: Associado da ANPROTEC terá 10% de desconto.

Para fazer o seu cadastro e receber mais informações sobre o curso, envie um e-mail para marciad@fia.com.br
Importante: Neste e-mail envie as seguintes informações: Nome completo; Nome da Empresa/Instituição; Cargo; Formação e Telefone.

Mais Informações:
Coordenadores: Prof. Dr. Isak Kruglianskas e Prof. Dr. Roberto Sbragia
Coordenadora Pedagógica: Annelise Vendramini
Assistentes: Marcia Delatorre e Vanessa Goulart
Fone: 11 3818-4034
E-mail: marciad@fia.com.br ou vanessag@fia.com.br

 
PARCEIROS: