Future Studies Research Journal: Trends and Strategy, Vol. 1, No 1 (2009)

A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: TENDÊNCIAS PARA O INÍCIO DA PRÓXIMA DÉCADA

Leandro José Morilhas

Resumo


Neste artigo, analisa-se a expansão da Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior Brasileiro com o objetivo de responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o número de escolas que ofertarão graduação na modalidade Ensino a Distância (EAD), no Brasil, nos próximos cinco anos? Para tanto, levantou-se dados bibliográficos e criou-se séries históricas de variáveis - número de escolas, de cursos, de alunos matriculados, entre outros - que geraram gráficos comparativos entre as modalidades presencial e a distância. Dessa forma, apresenta-se a evolução do ensino presencial e a distância longo do período estudado e relevância do EAD. Além disso, realizada por meio do modelo de regressão linear simples, a correlação entre a variável número de instituições e a variável tempo com o intuito de extrapolar as tendências de crescimento apresentadas para o período de 2007 a 2011. As informações obtidas evidenciam a acelerada expansão do EAD, em todas as variáveis estudadas, indicando que esta pode aumentar ainda mais nos próximos anos e os desafios que essa modalidade ainda deve superar como acesso a computadores e Internet, desenvolvimento de mão de obra qualificada e softwares específicos, entre outros.

Palavras-chave: Ensino a Distância. Extrapolação de tendências e regressão linear. Estudos do Futuro.

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