MERCADOS POPULARES: DOS ESTUDOS DO FUTURO AO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
James Terence Coulter Wright, Antonio Thiago Benedete da Silva, Renata Giovinazzo Spers
Resumo
A discussão sobre os mercados de baixa renda, suas características e estratégias de atuação das empresas têm recebido, recentemente, grande destaque tanto no meio empresarial quanto no meio acadêmico. Entretanto, as primeiras discussões sobre a importância desses mercados datam da década de 80, na qual previsões sobre sua emergência foram feitas em estudos prospectivos para o ano 2000. Da prospecção para a realidade concreta, o que se tem atualmente são mercados com necessidades não plenamente atendidas, gerando oportunidades de mercado para as empresas capazes de fazê-lo. Do ponto de vista da interação firma-consumidor, ganha importância o processo de desenvolvimento de produtos, uma vez que, de um modo geral, o produto é a concretização da proposta de valor da empresa. Assume-se que podem ser necessárias modificações na estratégia de produto para a baixa renda quando comparados com os mercados de média e alta renda. Tendo em vista este contexto, este trabalho trata de resgatar as primeiras sementes da prospectiva em mercados populares para, então, avançar no tempo e caracterizar seu estado atual. Buscou-se ainda identificar elementos concernentes ao desenvolvimento de novos produtos aplicados aos mercados populares, sendo possível identificar estratégias e características específicas para a atuação nesses mercados.
Palavras-chave: Estudos do futuro. Mercados populares. Desenvolvimento de produtos.
Palavras-chave: Estudos do futuro. Mercados populares. Desenvolvimento de produtos.
Texto Completo: PDF