Finanças no Varejo
Gestão Operacional

Claudio Felisoni de Angelo
José Augusto Giesbrecht da Silveira

O PROVAR - Programa de Administração de Varejo - publica pela Editora Atlas o livro Finanças no Varejo - Gestão Operacional, que tem por objetivo servir como um manual de administração financeira aplicado ao setor varejista brasileiro. A obra se destina aos profissionais de empresas do setor procurando cobrir os tópicos de finanças que mais carecem de discussão e entendimento no exercício cotidiano das atividades de gerentes e executivos da área.

Os propósitos do livro são semelhantes aos do curso "Finanças no Varejo", regularmente oferecido pelo PROVAR, uma das motivações para a elaboração da publicação. A praticidade do curso, fomentada pelo contato direto dos autores com os executivos do setor, foi transferida para o livro conferindo-lhe uma de suas características mais marcantes. Os autores do livro são professores do curso oferecido pelo PROVAR: Domingos Cordovil, Edgard Monforte Merlo, José Carlos de Souza Filho, João Paulo Lara de Siqueira e Roy Martelanc.

Com as transformações econômicas em curso no Brasil e as pressões para o alcance de maior competitividade por parte das empresas, conhecimentos sobre formação de preços e planejamento financeiro tornaram-se fundamentais e uma das principais necessidades dos executivos e profissionais do setor varejista. Estes dois assuntos se constituem na enfoque central da obra e são explanados desde os primeiros capítulos.

Elementos teóricos primordiais como os de matemática financeira, noções de contabilidade básica e análise dos principais demonstrativos contábeis são abordados de maneira objetiva e didática, contando com uma boa quantidade de exercícios práticos, resolvidos e comentados. A exposição desses elementos se intercala à abordagem dos dois assuntos principais, oferecendo ao leitor os pré-requisitos necessários ao entendimento pleno do conteúdo do livro.

Reforçando seu caráter prático, a publicação ainda traz um exemplo de análise de investimento, que investiga a viabilidade econômico financeira da adição de uma nova loja a uma cadeia varejista. A estabilização econômica, ao provocar a necessidade de crescimento e de consolidação de capital das grandes e médias empresas comerciais, justifica esta abordagem no livro. Com uma análise abrangente e didática, enfoca-se desde a compra do terreno até a necessidade do número de trabalhadores e do cálculo final das expectativas de ganhos futuros.

Em razão dos assuntos abordados e do caráter prático apresentado, este livro torna-se de grande utilidade não só aos profissionais de empresas varejistas mas também a todos os interessados em conhecer um pouco mais da prática contábil e financeira deste importante setor da economia brasileira.


Finanças no Varejo - Gestão Operacional
Coordenadores: Claudio Felisoni de Angelo e José Augusto Giesbrecht da Silveira
Editora Atlas, São Paulo, 1996, 290 páginas

Contato com os autores:
Tel.: (11) 813-6467
E-mail: cfa@usp.br
           jags@usp.br