Estudos de Caso em Agribusiness

Elizabeth M. Mercier Q. Farina

estudo.GIF (12632 bytes)

É possível aproveitar-se do passado para poder ser bem-sucedido no futuro? O método de análise de casos, reconhecidamente útil no estudo acadêmico e na capacitação gerencial de executivos, é uma ferramenta que responde positivamente a esta questão. Os comportamentos relativos a sucessão dentro de empresas, mudanças nas regras do jogo competitivo, crescimento e formas organizacionais alternativas podem ser estudados através de exemplos concretos e oferecer um incremento na habilidade de tomar decisões. Seguindo essa linha metodológica, Estudos de Caso em Agribusiness, editado pela Pioneira, oferece uma rica análise das estratégias empresariais empregadas por seis organizações agroindustriais, nas quais incluem-se empresas e cooperativas.

O livro foi editado a partir de estudos de caso, elaborados e discutidos em 93 e 94 pelo PENSA, envolvendo empresas brasileiras (Moinho Pacífico, Sadia e Iochpe-Maxion), cooperativas (Cocamar) e empresas estrangeiras (Norpac) que atuam nos sistemas agroindustriais de alimentos e fibras.

Para atualizar os casos, a equipe do Programa revisitou as empresas em 96 e descreveu as mudanças percebidas. Foram considerados os efeitos da estabilização econômica, da explosão do consumo de alimentos a partir de 95, da aceleração da concorrência e da alteração do comportamento dos consumidores, entre outros.

Cada caso é exposto em cerca de 25 páginas. Informações quantitativas e qualitativas são relacionadas à análise objetiva do setor e da organização da empresa. A reunião dos dados da empresa e do setor leva o leitor a uma situação-problema real que exige uma tomada de decisão.

Os casos permitem variadas abordagens para solução. O objetivo da análise é auxiliar estudantes e executivos a desenvolver habilidades para perceber e caracterizar questões relevantes a partir de situações complexas. A partir disto, aprende-se como proceder em situações que exigem decisões estratégicas. O livro não traz fórmulas nem respostas universalmente consideradas corretas. Os autores buscam suscitar discussões e múltiplas visões sobre o mesmo caso, sem que seja necessário atingir uma única e fechada conclusão.

Ao final de cada estudo, questões são ressaltadas a fim de orientar debates e apresenta-se uma breve bibliografia de apoio explicitando as linhas teóricas que sustentam o texto, permitindo a ampliação de seu uso nos cursos de graduação e pós-graduação.

O livro é resultado de uma atividade regular do PENSA, que desenvolve todos os anos seis estudos de caso de organizações com o objetivo de usá-los como base para a discussão de estratégias empresariais. Os resultados são discutidos durante o Seminário Internacional PENSA de Agribusiness, anualmente.

Apesar de localizados no tempo e espaço, os casos vistos na obra apresentam elementos presentes em várias empresas atuais. A obra pode ser utilizada como fonte de orientação em ambientes e momentos diversos - e adversos.


Estudo de Casos em Agribusiness
Autora : Elizabeth M. Mercier Farina
Editora Pioneira, São Paulo, 1997, 179 páginas.

Contato com os autores:
Tel.:(11) 210.5966 / 3818-5848
E-mail:emmqfari@usp.br