DEPRN / DUSM - Equipe Técnica de Mogi das Cruzes

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Ferraz de Vasconcelos

Área em km²: 25
Altitude em metros: 760
Coordenadas Geográficas: Latitude S: 23°32'30" - Longitude O: 46°22'00"
Unidade de Gerenciamento Hídrico: 6 - Alto Tietê

Importância ambiental

Perfil econômico

A primeira atividade econômica do município, criado em 1953, foi o cultivo da uva-itália, que havia sido trazida por imigrantes italianos. No decorrer da década de 70, o setor industrial começou a se expandir, estabelecendo-se então como a principal atividade econômica de Ferraz de Vasconcelos. Ferraz de Vasconcelos é também conhecido por ser cidade-dormitório, com grande parte de sua população realizando movimento pendular todos os dias para trabalhar em outros municípios do região, em especial para o Município de São Paulo.

Para informações detalhadas sobre Agricultura e Agropecuária dos Munícipios do Estado de São Paulo: CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

Histórico

No princípio desse século, atraídos pelo clima e pela fertilidade da terra, que criavam condições muito propícias ao cultivo de frutas, os primeiros povoadores foram chegando à região. O bairro do Tanquinho foi o primeiro a receber os membros da Família Leite, os primeiros fruticultores a se fixar na região. Um rápido progresso acabou atraindo as atenções da Companhia Agrícola e Territorial Romanópolis e essa empresa adquiriu uma grande quantidade de terras ao longo da via férrea.

Do plano então traçado e executado surgiu a Vila Romanópolis, que mais tarde passou a denominar-se Ferraz de Vasconcelos, em homenagem ao engenheiro José Ferraz de Vasconcelos, da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB).

O povoado cresceu rapidamente e prosperou, apesar de não possuir uma estação ferroviária que possibilitasse o embarque de pessoas e mercadorias diretamente para a capital do Estado, distante, apenas, pouco mais de 30 quilômetros.

A ausência dessa estação foi, durante muito tempo, motivo de esforços por parte dos moradores locais. No entanto, as freqüentes solicitações foram sempre negadas pela Estrada de Ferro Central do Brasil.

A Companhia Romanópolis resolveu então, às suas expensas, construir e oferecer aos moradores e produtores a tão necessária estação. Em 29 de julho de 1926, ela foi inaugurada e, em homenagem póstuma ao engenheiro Ferraz de Vasconcelos, chefe do 2º Distrito do tráfego da Estrada de Ferro Central do Brasil, recebeu o seu nome.

Em 1927, outra iniciativa local, adotada pela S.A. Fazenda Casa Branca (Companhia Romanópolis), possibilitou a construção da via de acesso que liga Ferraz de Vasconcelos à estrada de rodagem, com uma extensão de 5 quilômetros.

Em conseqüência do já elevado número de crianças em idade escolar, foi construída e inaugurada a primeira escola mista. Em 1929, instalou-se a rede de energia elétrica em Ferraz de Vasconcelos.

Em 1938, foi criado o Distrito Policial de Ferraz de Vasconcelos. Devido ao aumento crescente da população, a Lei Estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, criou o Distrito de Paz de Ferraz de Vasconcelos, no município de Poá, do qual foi mais tarde desmembrado na Comarca de Mogi das Cruzes. Teve sua elevação a município de Ferraz de Vasconcelos pela Lei nº 2.456, de 30 de dezembro de 1953, constituído de um único distrito, o da sede.

Passou a pertencer à Comarca de Mogi das Cruzes em 1949 e depois foi transferido para a Comarca de Suzano, vindo, em 28/2/64, pela Lei nº 8.092, a ser transferido da Comarca de Suzano para a Comarca de Poá.

Casos conhecidos de contaminação (dado de 2002 - Fonte: http://www.estadao.com.br/ext/ciencia/zonasderisco/)

1. ABS