APM sob a responsabilidade da ETMC

Os interessados devem consultar o DUSM para licenciar intervenções em áreas de proteção de mananciais, tais como corte de vegetação, movimento de terra, implantação de loteamentos e de construções para fins residenciais, industriais, serviços, etc.

Outras áreas protegidas:

Municípios em APM sob a responsabilidade da ETMC
Cidades
Porcentagem em Áreas de Mananciais
51
89
40
30
49
6
98
82
72

A sub-bacia Tietê/Cabeceiras reúne atributos estratégicos únicos de preservação ambiental e de oferta de água no complexo metropolitano paulista. Menos urbanizada que as grandes sub-bacias de sul e sudeste, apresenta riscos elevados de uma expansão urbana acelerada, que teria efeitos bastante negativos sobre todo o complexo metropolitano. Única sub-bacia metropolitana a ainda abrigar atividade agrícola significativa é merecedora de atenção especial em relação a medidas preventivas que possam atenuar as ameaças de degradação que já se fazem presentes. Apresenta também, uma boa qualidade de água, especialmente nos municípios de Salesópolis, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes, o que deve ser preservado.

Outras informações sobre mananciais na Região Metropolitana de S.Paulo

Importância dos mananciais

Definição legal de APM

Classificação das áreas em APM