Serra do Itapeti

Parque do ItapetiA Lei Nº 4.529, de 18 de janeiro de 1985 dispõe sobre o uso e ocupação do solo na Região da Serra do Itapeti e tem como objetivo a proteção e melhoria da qualidade do meio ambiente na Região Metropolitana de São Paulo, mediante a proteção de remanescentes de vegetação natural, do solo, das nascentes e da fauna localizados junto às áreas urbanizadas. Pretende promover o repovoamento vegetal em áreas específicas, restringindo e condicionando o parcelamento do solo, utilizando o controle da densidade demográfica, a preservação da permeabilidade do solo e a manutenção das reservas florestais e estabelecendo padrões e critérios destinados a orientar o licenciamento e controle de uso e ocupação do solo na Serra.

Localização: municípios de Mogi das Cruzes e Guararema, SP.

Entidades Ambientais

Entidade: SOCIEDADE AMIGOS DA SERRA DO ITAPETY - SASI
Endereço: AVENIDA CONCEIÇÃO, 380 - BRÁS CUBAS - MOGI DAS CRUZES - SP
Cep: 08744-000
Contato: EMIDIO MUFFO
Telefone: (011) 4727-4084 e 4727-7265
Objetivos: Apoiar a pesquisa, e educação formal e informal, a participação ativa da sociedade na união de representantes das diversas áreas de conhecimento voltadas para a conservação e/ou preservação do meio ambiente. Criar parcerias com outros setores da sociedade organizada e concentrar esforços para a proteção dos recursos naturais presentes na Serra do Itapety, município de Mogi das Cruzes.
Atividades: Educação ambiental; projetos com comunidades locais; projetos de conservação ambiental; campanhas de mobilização; assessoria e consultorias técnicas.
Projetos: Recomposição florística de propriedade localizadas na serra. Ciclo de palestras para escolas da rede pública local. Programa de gestão ambiental 1999/2000 (Rotary Club Mogi das Cruzes - oeste).