É um conceito que indica uma tendência de percepção por parte dos empregados a respeito de determinadas características presentes no ambiente da empresa. Dentro do atual momento da Administração de Empresas e de Gestão de Pessoas o conhecimento do Clima Organizacional é de vital importância, uma vez que por meio deste garante-se uma consulta planejada, ordenada, sistemática e voltada, em última análise, para a identificação dos níveis de satisfação dos colaboradores no papel de clientes internos da organização.

Como é possível obter Clientes Externos satisfeitos,
sem Clientes Internos igualmente satisfeitos
com a organização onde trabalham?


A Pesquisa de Clima Organizacional é o instrumento que permitirá o conhecimento do clima, e que tem, portanto, o objetivo principal de coletar subsídios para diagnosticar os principais focos de insatisfação e de satisfação no trabalho, visando orientar o delineamento de Planos de Ação capazes de minimizar os problemas caracterizados. Identifica as percepções dos empregados sobre as variáveis ou aspectos considerados mais relevantes para a formação do Clima Organizacional. Serve para indicar necessidades de treinamento ou de desenvolvimento gerencial e, na medida em que fornecer bases para mudanças em programas ou políticas vigentes, se constitui em uma expressão do real interesse da administração e dos gestores pelo bem estar de seus colaboradores e qualidade do ambiente de trabalho existente na organização.

A abordagem adotada para a realização deste tipo de trabalho é taylor made, envolvendo desde a definição dos aspectos mais relevantes para a formação do Clima Organizacional em determinada empresa ou área funcional, construção dos indicadores operacionais, planejamento e elaboração dos instrumentos de coleta de informações, análise e apuração dos resultados (tendências) e delineamento do plano de ações voltadas para a melhoria.