Página Inicial   Apresentação   Organização   Público-alvo   Temas/Áreas de estudo   Datas críticas
  Local de realização   Programação   Hospedagem e Transporte    Contatos
  Apresentação

É com satisfação que lançamos a chamada de trabalhos para o XXIII Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica e convidamos estudiosos e profissionais, do Brasil e do exterior, a apresentarem os resultados de suas pesquisas e experiências sobre os diversos temas que constam deste documento.

Desta feita, o Simpósio será realizado na cidade de Curitiba, PR, Brasil, por meio da aliança entre diversas instituições brasileiras de renome, como o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo, a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade vinculada ao Departamento de Administração da FEA-USP, o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O tema central escolhido é Tecnologia e Desenvolvimento: desafios e caminhos para uma nova sociedade. Do ponto de vista econômico-social, o entendimento de como a tecnologia impacta o desenvolvimento é fundamental para a compreensão das sociedades contemporâneas. O esforço tecnológico possui várias dimensões críticas e, ao se analisar a origem e a natureza das inovações, verifica-se que elas afetam toda a sociedade. Se por um lado o progresso técnico aumenta a capacidade de acumulação de riqueza e geração de renda, por outro, como inúmeros autores chamam a atenção, pode trazer consequências negativas do ponto de vista ambiental e social. Portanto, a busca do equilíbrio entre progresso tecnológico, competitividade e inclusão social, a sustentabilidade das nações, a governabilidade, a superação das desigualdades regionais são desafios a serem enfrentados. Do ponto de vista empresarial, a capacitação na produção e no uso do conhecimento é fundamental para a competitividade. Os padrões atuais e emergentes de desenvolvimento de novos produtos, de transferência de tecnologia, de construção de alianças estratégicas e de cooperação tecnológica exigem um novo perfil de competências. Estes desafios estão circunscritos ao âmbito de um complexo processo que envolve a interação entre empresas, universidades, institutos de pesquisa e governo.

Portanto, é papel dos pesquisadores e profissionais que atuam na área de política e gestão da inovação tecnológica contribuir para uma melhor compreensão do progresso tecnológico e seus impactos, a fim de desenvolver as competências necessárias para lidar com as mudanças decorrentes. Para tal, torna-se, fundamental a existência de um fórum que permita o intercâmbio sistemático de informações sobre os conceitos e práticas emergentes nesse campo de conhecimento. Similaridades e discrepâncias nas diretrizes e políticas governamentais e nos estilos de administração das empresas precisam ser confrontadas e analisadas. Novas abordagens, experiências e práticas de sucesso precisam ser conhecidas e difundidas, tanto nacional quanto internacionalmente.