Página Inicial   Apresentação   Organização   Público-alvo   Temas/Áreas de estudo   Datas críticas
  Local de realização   Programação   Hospedagem e Transporte    Contatos
  Pôsteres

A formação da mão-de-obra operacional na Era do Conhecimento Gestão do conhecimento, qualidade e produtividade. Luís Henrique Piovezan

Afonso Carlos Corrêa Fleury

Universidade Bandeirante de São Paulo Professor
A inovação institucional e a capacidade de fomentar a adoção de inovações tecnológicas: estudo dos processos de privatização de segmentos da infraestrutura de transportes e dos riscos associados. Políticas públicas, organização industrial e desenvolvimento tecnológico. Ana Paula Mussi Szabo Cherobim  Universidade Federal do Paraná Professor Adjunto I
A política de compras de entidades públicas como instrumento de capacitação tecnológica: o caso da Petrobras  Políticas públicas, organização industrial e desenvolvimento tecnológico. Cássio Garcia Ribeiro Soares da Silva

André Tosi Furtado

A propriedade intelectual em tratados
internacionais e seus reflexos sobre a política de CT&I no Brasil
Propriedade industrial e intelectual; informação em C&T. Simone Yamamura

Sergio Luiz Monteiro Salles Filho

Sergio Medeiros Paulino de Carvalho

GEOPI/DPCT/
IG/UNICAMP
Pesquisadora associada
A relação dos custos logísticos totais com a economia dos custos de transação: Esboço de análise em processos logísticos Arranjos interinstitucionais e organização para inovação. Márcio José das Flores

Ana Paula Mussi Szabo Cherobim

Universidade Federal do Paraná Estudante
Análise de viabilidade do uso de redes Bayesianas no planejamento de riscos em projetos de desenvolvimento de produtos Gestão de riscos e técnicas de planejamento, controle e avaliação. Viviane Vasconcellos Ferreira

André Ogliari

NeDIP - Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos Mestranda
Arranjos Produtivos Locais e o Sistema de Governança Clusters e arranjos produtivos. Paola Albiero Gomez

Marcos M. Schlemm

FIEP assistente administrativa
Comunicação eficaz:
competência gerencial estratégica na condução de equipes de projetos
A figura do gerente e suas competências. Rosângela Borges Pimenta

Dario Eduardo Amaral Dergint

Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Gerente de Relações Empresariais e Comunitárias
Cooperação universidade-empresa no desenvolvimento tecnológico de pequenas e médias indústrias moveleiras do Paraná Cooperação empresa-instituto tecnológico-
universidade.
Márcio José das Flores

Andréa Paula Segatto-Mendes

Universidade Federal do Paraná  Estudante
Determinantes de êxito de empresas universitárias de base tecnólogica: seus impactos em iniciativas futuras e na criação de um modelo para sua avaliação Incubadoras, pólos e parques tecnológicos. Érica Cristiane Ozório Pereira

Roberto Sbragia

UNIVALI Professora
Eficácia da tecnologia de informação: Estudo de caso de uma empresa operadora logística Internacional Planejamento estratégico da tecnologia. Regina Meyer Branski

Fernando José Barbin Laurindo

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Pesquisadora
Empresas da Economia de Comunhão e Gestão do Conhecimento: análise comparativa Gestão do conhecimento, qualidade e produtividade. Marcia Carvalho de Oliveira

Antonio Martinez Fandiño

Mestrado em Administração e
Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá
Mestranda
Estratégias técnico-concorrenciais de gestão ambiental: o uso sustentável da biodiversidade Gestão ambiental. Ana Flávia Portilho Ferro

Maria Beatriz Machado Bonacelli

Departamento de Política Científica e Tecnológica/
Unicamp
Estudante de mestrado
Experiência inovadora da Embrapa Gado de Leite em capacitação tecnológica de profissionais multiplicadores, no agronegócio do leite no estado de Alagoas. Transferência e difusão da Ciência e Tecnologia. Carlos Alberto dos Santos

Marne Sidney de Paula Moreira

Fábio Homero Diniz

Marlice Teixeira Ribeiro

EMBRAPA  Pesquisador
Explorando a Relação entre Centros de Excelência em Corporações Multinacionais e as Competências Específicas das Subsidiárias. As empresas multinacionais e seu esforço local de desenvolvimento tecnológico. Felipe Mendes Borini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP Pesquisador
Firmas integradoras de sistemas, suas capacitações e fontes de tecnologia. O caso da Embraer.  Perfil e comportamento das empresas inovadoras. Milton de Freitas Chagas Junior

Arnoldo Souza Cabral

RIP - Refratários, Isolamento e Pintura Gerente Técnico-Comercial
Gerenciamento de Ativos de IT como uma ferramenta de suporte ao processo de inovação Planejamento estratégico da tecnologia. Antonio Geraldo Gomes Ferreira

Vicente Zuffo

EDS do Brasil Ltda Gerente de
Projetos
Gestão da Inovação Tecnológica e Seu Impacto nas Organizações em Rede - Caso Incubadoras da Rede TIC Paraná. Políticas públicas, organização industrial e desenvolvimento tecnológico. Luciana Franco da Rocha Palombo

Luiz Marcio Spinosa

Bristol Hotelaria Contadora
Implicações do Programa Produção mais limpa sobre as inovações tecnológicas no setor Industrial Catarinense Gestão ambiental. Daniela Althoff Philippi

Rolf Hermann Erdmann

Universidade Federal de Santa Catarina  Estudante
Inovação Tecnológica e Cultura no comércio eletrônico de alimentos: até onde um pode influenciar o outro?  Aspectos ambientais, sociais e culturais da inovação tecnológica. Thaís Lacava de Moura

Andrea Lago da Silva

Universidade Federal de São Carlos/UFSCar pesquisadora
Interação Empresa/Universidade: uma análise preliminar do cenário regional no norte do Paraná. Cooperação empresa-instituto tecnológico-universidade. Paulo Varela Sendin

Paulo Cesar Esteves

Josiane Lazari

Claudia Silveira

ADETEC - Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região Gerente Técnico
Internacionalização e Inovação em PMEs de Base Tecnológica    Cooperação internacional.  Amilcar Badotti Garcia

Tatiana Farah de Mello Cauville

Instituto Euvaldo Lodi - IEL Gerente de Projetos
Metodología de creación de alianzas y compromisos sostenibles. Las Agendas de Innovación. Caso Panamá Arranjos interinstitucionais e organização para inovação.  Catalina Ramos S

Rafael Fernando Fuentes Niño

Luis Chang

Consorcio Apalancar Asociación Civil Gerente General
O estudo da viabilidade
técnicas e economica  (EVTE) e o plano de negócios como forma de avaliar o risco dos processos de inovação em pequenas e médias empresas
Gestão da inovação na micro, pequena e média empresa. Elizabeth Maria Giacobbo

Antonio Carlos de Francisco

Dálcio Roberto dos Reis

CEFET-Centro Federação de Educação Tecnológica do parana-UNED CP professor
Programa de "pós-incubação de empresas". Estudo de caso: o Condomínio de Empresas de Alta Tecnologia e a Associação de Empresas de Tecnologia-AET Empreendedorismo e novos negócios de base técnica. Iracema Machado de Aragão

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Centro Salesiano de Ensino - UNISAL cidade de Americana/SP professora universitária
Programas de alta
intensidade tecnológica no Brasil: Um ensaio de
análise de política e gestão estratégica
Políticas públicas, organização industrial e desenvolvimento tecnológico. Rodrigo Guerra UNICAMP Estudante
Proposta de inovação na gestão universitária: formação de estratégias à luz da Teoria da Complexidade Outras técnicas/temas emergentes no campo da Gestão da Inovação. Luiza Maria Bessa Rebelo

Rolf Hermann Erdmann

Universidade Federal do Amazonas Profa. Adjunta
Qualificação para trabalhadores na era do conhecimento - necessidades e prioridades Inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. Cristiane Sant'anna Santos

Eliane Fernandes Pietrovski

Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná Professora
Resposta das universidades e empresas ao Edital Inovação Tecnológica para o setor Petróleo e Gás Natural, do CTPetro Políticas públicas, organização industrial e desenvolvimento tecnológico. Simone Pallone de Figueiredo

Newton Müller Pereira

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo

(Labjor)/
Unicamp

Jornalista - Pesquisadora
Sistemas de informações gerenciais e estratégicas: contribuição inovadora da tecnologia da informação na gestão urbana. Tecnologia e gestão urbana. Denis Alcides Rezende Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Professor Doutor Pesquisador
Uma proposta de plataforma de comunicação customizável para arranjos produtivos inovadores Outras técnicas/
temas emergentes no campo da Gestão da Inovação.
Fernando José Avancini Schenatto

Beatriz Terezinha Borsoi

Gilson Ditzel Santos

Centro Federal de Educaçäo Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco  Professor - Curso Superior de Tecnologia