Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Trimestrais, Séries Mensais e por ano de sua realização.

 
 
 
Dezembro de 2005

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

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Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

Alterações para 2005

O e-flation apresenta algumas mudanças em relação ao ano passado. Novas cestas foram adicionadas (Telefonia, Turismo, Brinquedos e Perfumaria) o que levou a alterações nos pesos de cada categoria em relação ao índice total.

Essas modificações acompanham a mudança de comportamento dos clientes no comércio eletrônico segundo a pesquisa realizada pelo Provar.

Construção do Índice

A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na Internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, quais são as lojas virtuais mais procuradas, as quais se tornaram fontes para a coleta de dados mensais, com o intuito de se criar o e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isso é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.

Resultados Parciais

Nestas bases, chega-se a um e-flation de -1,64% para Dezembro de 2005.

Observou-se deflação de 13,61% na categoria "Telefonia";
____________________ _4,98% na categoria "Linha Branca";
____________________ _1,78% na categoria "CDs e DVDs";
____________________ _0,07% na categoria "Brinquedos";
____________________ _ ____________________

Observou-se inflação de 3,31% na categoria "Livros";
____________________ 2,02% na categoria "Perfumaria";
____________________ 0,70% na categoria "Produtos para Casa";
____________________ 0,48% na categoria "Eletroeletrônicos";
____________________ 0,38% na categoria "Informática";
____________________ 0,28% na categoria "Viagem e Turismo";

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Já a categoria "Telefonia" registrou inflação nula.

Considerando a cesta composta apenas por "Automóveis", o e-flation de Dezembro de 2005 portou-se de maneira estável, com deflação de 0,24%.