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Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.
Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.
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Fevereiro de 2008
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O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.
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Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.
Construção do Índice
A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na Internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, as lojas virtuais mais procuradas. Estas lojas se tornaram fontes para a coleta de dados mensais do e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".
A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.
Série Histórica
A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isto é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.
Neste época em particular, destaca-se o período de férias e de promoções no varejo.
Nestas bases, chega-se a um e-flation negativo de 2,19% para Fevereiro de 2008.
Para compor esse valor:
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Observou-se inflação de |
6.85% na "CD`s e DVD's" |
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1,25% na categoria “Brinquedos” |
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1,60% na categoria ”Linha Branca” |
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0,69% na categoria “Brinquedos” |
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Observou-se deflação de |
0,53% na categoria “Livros” |
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0,97% na categoria “Linha Branca” |
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1,27% na categoria “Perfumaria” |
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2,07% na categoria “Produtos para Casa” |
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2,19% na categoria “Eletroeletrônicos” |
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2,34% na categoria “Informática" |
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2,50% na categoria “Telefonica" |
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3,41% na categoria “Viagens e Turismo " |
A cesta composta apenas por “Automóveis” teve um índice de inflação de 1,63%.
Na internet, a facilidade de pesquisa de preços e comparação de produtos e de ofertas por parte dos consumidores é muito maior, contribuindo para os resultados apurados.
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