Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

 
 
 
Fevereiro de 2009

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

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Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

Construção do Índice

Desenvolvido pelo Provar e pela Felisoni Consultores Associados, a construção do e-flation baseia-se em dados levantados pela e-bit empresa sobre o comércio eletrônico no Brasil. Desse modo, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

Para a apuração da variação de preços, são consideradas as lojas virtuais preferidas pelos internautas, conforme apurado na pesquisa de Intenção de Compra na Internet, realizada em parceria pelo Provar, pela Felisoni & Associados e pela e-bit empresa. A cesta de produtos por categoria é composta a partir das listas contendo os “campeões de vendas” nos sites pesquisados.

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

A partir de abril de 2008, o e-flation apresenta algumas mudanças em relação ao ano anterior.

Primeiro, a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007 apuraras pela e-bit empresa. A essa cesta representa 71,2% do total de produtos vendidos na internet.

Segundo, a categoria “Produtos para casa”, foi substituída pela categoria “Eletro portáteis”.

Terceiro, uma nova categoria foi criada, “Cine e fotos”.

Por último, todas as categorias sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de produtos mais vendidos dos sites preferidos pelos internautas.

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isto é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.

Resultados Parciais

Para Fevereiro de 2009, foi apurado um e-flation negativo de 1,82%.

Para compor esse valor:

   
Observou-se inflação de
0,84% na categoria "Informática"
0,79% na categoria “Perfumes e Cosméticos”
   
Observou-se deflação de 6,33% na categoria “Brinquedos”
  0,88% na categoria “Eletroportáteis”
  0,67% na categoria “Linha Branca”
  1,91% na categoria “CDs, DVDs e VHS”
  16,4% na categoria “Cine e Fotos”
  6,22% na categoria “Eletroeletrônicos”
  7,19% na categoria “Livros”
  3,19% na categoria “Telefonica e Celulares ”
   

Neste período, duas das dez categorias pesquisadas apresentaram variação positiva nos preços. A alta do dólar registrada no mês de janeiro e sua volatilidade ainda influenciam os preços de alguns produtos pesquisados, especialmente em Eletroeletrônicos e Cine e Fotos. Também ocorreram promoções de preços de produtos que não foram vendidos no final do ano, como Livros, Brinquedos, CDs, DVDs e VHS, Cine e Foto e Eletroportáteis. O mês de fevereiro também conta com grandes ofertas de magazines brasileiros, que contribuem para a queda de preços de produtos na internet, especialmente em Eletroeletrônicos.