Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Trimestrais, Séries Mensais e por ano de sua realização.

 
 
 
Janeiro de 2004

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Faça o download gratuito

 


A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

  • 19,63% correspondem à categoria eletroeletrônicos;
  • 19,59% à categoria livros;
  • 19,59% à categoria CDs / DVDs;
  • 15,03% à categoria informática;
  • 14,19% à categoria linha branca;
  • 11,97% à categoria produtos para casa.

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, quais são as lojas virtuais mais procuradas, as quais se tornaram fonte para a coleta de dados mensais, com o intuito de se criar o e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das quatro maiores montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos dois modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Nestas bases, chega-se a um e-flation de 2,57% para Janeiro de 2004. Pesou para a alta do índice a inflação de 9,52% da categoria livros e a inflação de 14,62% da categoria informática. Já a categoria CDc / DVDs, com queda nos preços de 6,60% e a categoria eletroeletrônicos com queda de 7,15% contribuíram para conter a inflação do mês.

Considerando apenas a cesta composta por automóveis, o e-flation de Janeiro de 2004 é de 1,16291069%.