A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:
A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, quais são as lojas virtuais mais procuradas, as quais se tornaram fonte para a coleta de dados mensais, com o intuito de se criar o e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".
A aferição da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das quatro maiores montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos dois modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.
Nestas bases, chega-se a um e-flation de 2,57% para Janeiro de 2004. Pesou para a alta do índice a inflação de 9,52% da categoria livros e a inflação de 14,62% da categoria informática. Já a categoria CDc / DVDs, com queda nos preços de 6,60% e a categoria eletroeletrônicos com queda de 7,15% contribuíram para conter a inflação do mês.
Considerando apenas a cesta composta por automóveis, o e-flation de Janeiro de 2004 é de 1,16291069%.