Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

Julho de 2008

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Faça o download gratuito

Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

Construção do Índice

Desenvolvido pelo Provar e pela Felisoni & Associados, a construção do e-flation baseia-se em dados levantados pela e-bit empresa sobre o comércio eletrônico no Brasil. Desse modo, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

Para a apuração da variação de preços, são consideradas as lojas virtuais preferidas pelos internautas, conforme apurado na pesquisa de Intenção de Compra na Internet, realizada em parceria pelo Provar, pela Felisoni & Associados e pela e-bit empresa. A cesta de produtos por categoria é composta a partir das listas contendo os “campeões de vendas” nos sites pesquisados.

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

A partir de abril de 2008, o e-flation apresenta algumas mudanças em relação ao ano anterior.

Primeiro, a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007 apuraras pela e-bit empresa.

Segundo, a categoria “Produtos para casa”, foi substituída pela categoria “Eletro portáteis”, representando 71,2% dos produtos vendidos na internet.

Terceiro, uma nova categoria foi criada, “Cine e fotos”.

Por último, todas as categorias sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de produtos mais vendidos dos sites preferidos pelos internautas

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isto é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce

Resultados Parciais

Para Julho de 2008, foi apurado um e-flation negativo de 1,99% .

Para compor esse valor:

Observou-se inflação de
1,69% na categoria “Perfumes e cosméticos”
1,78% na categoria “Livros”
  3,41% na categoria “CDs e DVDs”

Observou-se deflação de 3,86% na categoria “Linha Branca”
  3,81% na categoria “Cine e fotos”
  2,88% na categoria “Eletroeletrônicos”
  1,96% na categoria “Brinquedos”
  1,74% na categoria “Eletroportáteis”
  0,27% na categoria “Informática”
  0,16% na categoria “Telefonia e celulares”

Na internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas. Outros fatores também influenciam os preços das categorias pesquisadas, tais como: a valorização do real frente ao dólar americano, a taxa de inovação dos produtos nos segmentos líderes no e-commerce e a sazonalidade das vendas no varejo.