Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Trimestrais, Séries Mensais e por ano de sua realização.

 
 
 
Março de 2006

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

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Alterações para 2006

O e-flation 2006 apresenta algumas mudanças em relação ao ano passado. Primeiro, o peso das categorias foi atualizado de acordo com a nova pesquisa PROVAR / e-bit de Expectativa de Consumo na Internet para o 4º trimestre de 2005.

Também, as categorias "Linha Branca", "Viagem e Turismo", "Brinquedos", "Produtos para Casa", "Perfumaria", "Telefonia", "Informática" e "Eletro-Eletrônico", todas sofreram pequenas alterações nos itens que compõe suas cestas, visando adequar-se à nova realidade de rápidas mudanças do comércio eletrônico. Assim, é esperado, para Janeiro de 2006, variações fora dos padrões para estas categorias, uma vez que estamos comparando a nova cesta de Janeiro com uma cesta diferente que existia em Dezembro. Para evitar tais distorções, estas categorias não entram no cálculo do e-flation de Janeiro de 2006, voltando em Fevereiro de 2006.

Construção do Índice

A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na Internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, as lojas virtuais mais procuradas. Estas lojas se tornaram fontes para a coleta de dados mensais do e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isso é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.

Resultados Parciais

Nestas bases, chega-se a um e-flation de -1,21% para Março de 2006. Para tanto, observou-se inflação de: 2,32% na categoria “Livros”;
_________________________1,41% na categoria “Brinquedos”;
_________________________0,83% na categoria “Produtos para Casa”;

Por outro lado,
observou-se deflação de: 2,96% na categoria “Telefonia”,
_____________________2,36% na categoria “Informática”;
_____________________1,56% na categoria “Viagem e Turismo”;
_____________________0,84% na categoria “CDs & DVDs”;
_____________________0,14% na categoria “Eletro-Eletrônicos” e
_____________________0,15% na categoria “Linha Branca”

Considerando a cesta composta apenas por “Automóveis”, observou-se uma inflação de 0,97% para Março de 2006.