Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

Março de 2009

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Faça o download gratuito

Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

Construção do Índice

Desenvolvido pelo Provar e pela Felisoni Consultores Associados, a construção do e-flation baseia-se em dados levantados pela e-bit empresa sobre o comércio eletrônico no Brasil. Desse modo, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

Para 2009, alterou-se o peso das categorias, uma vez que é preciso levar em conta a dinâmica dos consumidores de alterarem suas preferências no tempo. Assim, a nova cesta é composta da seguiinte maneira:

A ordem das três categorias mais importantes e das três categorias menos relevantes no total de transações na internet manteve-se inalterada. As categorias "linha Branca" e "Perfumes e Cosméticos" ganharam destaque ao apresentarem crescimento no número de transações de 2007 para 2008. A categoria "Medicamentos", devido à sua crescente relevância no comércio eletrônico, foi incluída na pesquisa e entra a partir deste mês.

Para a apuração da variação de preços, são consideradas as lojas vistuais preferidas pelos internautas, conforme apurado nas pesquisas de Intenção de Compra na Internet, realizada trimestralmente na parceria entre o Provar, o Labfin e a e-bit empresa. A cesta de produtos por categoria é composta a partir das litas contendo os "campeões de vendas" nos sites pesquisados.

Todas as categorias sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de produtos mais vendidos dos sites preferidos pelos internautas. Assim, a cesta composta para a pesquisa do índice de inflação representa 68,2% dos produtos vendidos na internet.

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isto é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.

Resultados Parciais

Para março de 2009, a coleta de preços realizada na primeira semana do mês resultou em um ìndice negativo de 1,24%. Para compor esse valor concorreram as seguintes variações por categoria pesquisada:

Para compor esse valor:

Observou-se inflação de
1,63% na categoria "Medicamentos"
0,36% na categoria “Eletroportáteis”
  2,46% na categoria “Telefonica e Celulares ”

Observou-se deflação de 5,67% na categoria “Brinquedos”
  4,71% na categoria “Informática”
  1,10% na categoria “Linha Branca”
  2,82% na categoria “Perfume e Cosméticos ”
  2,43% na categoria “CDs, DVDs e VHs"
  0,19% na categoria “Cine e Fotos ”
  5,83% na categoria “Eletroeletrônicos”
  10,61% na categoria “Livros”

Na internet, a facilidade de pesquisa e de comparação de preços, de produtos e de ofertas por parte dos consumidores contribui para um ambiente mais competitivo entre as empresas. Neste período, destacam-se os eletroeletrônicos e os livros com deflações superiores a 5,50%. Admite-se que a presença maior de grandes magazines Brasileiros na web também esteja contribuindo para a queda de alguns preços na internet.

Em março de 2008, o índice apresentava uma variação positiva de 0,90% ocorrendo, assim, um recuo de 2,14 p.p comparado ao índice de março de 2009.

A inflação acumulada de 2009 na internet ficou em -3,22%, o que reflete o comportamento de sucessivas quedas em praticamente todas as categorias pesquisadas nos três primeiros meses deste ano. As exceções foram as categorias de eletroportáteis, que acumula uma alta de igual valor absoluto, mas com sinal positivo, e de telefonia e celular que acumula uma inflação de 0,66, mas obteve uma recuperação relativamente forte nesta última pesquisa. A categoria de livros sobressai com uma deflação acumulada de 8,63% neste ano.