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Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.
Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Trimestrais, Séries Mensais e por ano de sua realização.
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O
e-flation (Índice
de Inflação
na Internet) foi concebido
com o intuito de monitorar
a precificação
de produtos consumidos de
maneira on line, possibilitando,
para consumidores e varejistas,
a análise mercadológica
e a evolução
temporal de preços
e consumo por meio deste
canal. Dada a dinâmica
do comércio virtual,
onde decisões são
tomadas e postas em prática
numa fração
de segundos e com um clique,
fica fácil entender
que este canal de vendas
adquire vida própria,
merecendo um índice
que reflita todas as suas
peculiaridades.
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A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:
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19,63% correspondem à categoria eletroeletrônicos;
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19,59% à categoria livros;
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19,59% à categoria CDs / DVDs;
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15,03% à categoria informática;
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14,19% à categoria linha branca;
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11,97% à categoria produtos para casa.
A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, quais são as lojas virtuais mais procuradas, as quais se tornaram fonte para a coleta de dados mensais, com o intuito de se criar o e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".
A aferição da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das quatro maiores montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos dois modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.Nestas bases, chega-se a um e-flation de -2,01% para Novembro de 2004. Pesou para a queda do índice a deflação de 4,06% da categoria Livros, a deflação de 1,78% da categoria CDs e DVDs e a deflação de 8,79% da categoria Eletroeletrônicos. Já a categoria Linha Branca com inflação de 2,64% contribuiu para equilibrar a inflação do mês. As categorias Informática e Produtos para Casa com inflação de 0,0% comportaram-se de forma estável.
Considerando apenas a cesta composta por automóveis, o e-flation de Novembro de 2004 é de 0,98%.

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