Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Anuais, Trimestrais, Mensais e por Estudos do Mercado de Consumo.

Novembro de 2007

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Faça o download gratuito

Desta forma, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, instituição conveniada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), preocupado em acompanhar as tendências de varejo de bens e serviços e mercado de consumo, criou o e-flation.

Alterações para 2007

O e-flation 2007 apresenta algumas mudanças em relação ao ano passado. Primeiro, o peso das categorias foi atualizado de acordo com a nova pesquisa PROVAR / e-bit de Expectativa de Consumo na Internet para o 4º trimestre de 2006. Somente no mês de janeiro o índice será calculado utilizando o peso antigo de 2006 e também o novo, que será adotado para todo o ano de 2007.
Segundo, as categorias “Linha Branca”, “Viagem e Turismo”, “Brinquedos”, “Produtos para Casa”, “Perfumaria”, “Telefonia”, “Informática” e “Eletro-Eletrônico”, todas sofreram pequenas alterações nos itens que compõe suas cestas, visando adequar-se a nova realidade de rápidas mudanças do comércio eletrônico. Isto explica, para Janeiro de 2007, inflações fora dos padrões para estas categorias, uma vez que estamos comparando a nova cesta de Janeiro com uma cesta diferente que existia em Dezembro.

Construção do Índice

A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na Internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, as lojas virtuais mais procuradas. Estas lojas se tornaram fontes para a coleta de dados mensais do e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on-line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Série Histórica

A série histórica mostra como e quando o e-flation variou. Isso é, ela apresenta a inflação, ao longo de um ano, sentida pelos clientes do comércio eletrônico nos principais sites de e-commerce.

Resultados Parciais

Neste período em particular, destaca-se a proximidade das festas de final de ano e das férias escolares, a desvalorização cambial e também os efeitos da crise aérea sobre o preço das passagens.

Nestas bases, chega-se a um e-flation de -1,01% para Novembro de 2007.

Para compor esse valor, foi apurada uma inflação de, de , de e de .
Por outro lado, observou-se deflação de , de , , , de e de.
A cesta composta apenas por “Automóveis” teve um índice de inflação de 0,26%.
Na internet, a facilidade de pesquisa de preços e comparação de produtos e de ofertas por parte dos consumidores é muito maior, contribuindo para os resultados apurados.

Nestas bases, chega-se a um e-flation de -1,01% para novembro de 2007.

Para tanto:

Observou-se inflação de
  6,39% na categoria “Viagem e turismo”
  5,42% na categoria “Livros”
2,75% na categoria “Eletro-eletrônicos”
1,12% na categoria “Produtos para casa”

Observou-se deflação de 0,86% na categoria ”Telefonia”
  1,16% na categoria “Brinquedos”
  2,71% na categoria “Perfumaria”
  2,96% na categoria “Linha branca”
  3,95% na categoria “CD´s e DVD´s”
  6,80% na categoria “Informática”

A cesta composta apenas por “Automóveis”, teve um índice de in flação de 0,26% para novembro de 2007.