Uma das principais frentes de atuação do PROVAR é a realização de pesquisas, que têm tido um amplo campo de abrangência em termos dos temas e setores analisados.

Conheça abaixo a relação das pesquisas, divididas em Séries Trimestrais, Séries Mensais e por ano de sua realização.

Setembro de 2004

O e-flation (Índice de Inflação na Internet) foi concebido com o intuito de monitorar a precificação de produtos consumidos de maneira on line, possibilitando, para consumidores e varejistas, a análise mercadológica e a evolução temporal de preços e consumo por meio deste canal. Dada a dinâmica do comércio virtual, onde decisões são tomadas e postas em prática numa fração de segundos e com um clique, fica fácil entender que este canal de vendas adquire vida própria, merecendo um índice que reflita todas as suas peculiaridades.

Faça o download gratuito

A construção do e-flation baseou-se em uma pesquisa realizada pelo PROVAR sobre expectativas de consumo na internet. Esta revelou que, dentre os produtos adquiridos virtualmente, excluindo-se os automóveis, a cesta de bens é composta da seguinte maneira:

• 19,63% correspondem à categoria eletroeletrônicos;
  • 19,59% à categoria livros;
  • 19,59% à categoria CDs / DVDs;
  • 15,03% à categoria informática;
  • 14,19% à categoria linha branca;
  • 11,97% à categoria produtos para casa.

A referida pesquisa também revelou, dentro de cada categoria, quais são as lojas virtuais mais procuradas, as quais se tornaram fonte para a coleta de dados mensais, com o intuito de se criar o e-flation. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas".

A aferição da inflação para automóveis nas vendas on line é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das quatro maiores montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos dois modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos.

Nestas bases, chega-se a um e-flation de - 1,82% para Setembro de 2004. Pesou para a alta do índice a inflação de 1,56% da categoria Informática e a inflação de 12,63% da categoria Produtos para Casa. Já a categoria Livros, com queda nos preços de 9,04% e a categoria CDs e DVDs, com queda nos preços de 10%, contribuíram para conter a inflação do mês.

Considerando apenas a cesta composta por automóveis, o e-flation de Setembro de 2004 é de 2,51%.