Itaquaquecetuba

Tietê - ItaquaquecetubaImportância ambiental

Histórico

A fundação do município de Itaquaquecetuba está ligada à figura do padre José de Anchieta. Os missionários que desempenharam um papel fundamental na formação de seu povoado inicial, começaram a chegar à região por volta de 1563. Não se sabe se antes disso já existia alguma aldeia, mas o que se pode dizer é que foi um período marcado pelo trabalho dos jesuítas junto às aldeias que ficavam ao redor de São Paulo de Piratininga e um tempo de trânsito de indígenas, deslocados de uma aldeia para outra. Ao que tudo indica Itaquaquecetuba também foi palco de uma dessas transferências, recebendo indígenas que vinham deslocados de Carapicuíba.

Em 8 de setembro de 1624, data oficial do aniversário da cidade, foi construída uma capela em honra de Nossa Senhora da Ajuda pelo padre João Álvares. Grande parte das terras dessa capela passou a pertencer ao próprio padre e, após com seu falecimento, passou às mãos dos padres do Colégio Santo Inácio, em São Paulo. O então povoado de Nossa Senhora da Ajuda contou ainda com a chegada de novos catequizados, vindos de uma outra aldeia denominada São Miguel. Em troca de seu trabalho, os jesuítas lhes ofereciam proteção e essa dinâmica perdurou até 1759, ano que marcou o limite da permanência dos jesuítas na aldeia.

Sua formação administrativa teve início em 28 de fevereiro de 1838, quando o povoado foi elevado à categoria de freguesia do município de Mogi das Cruzes.

Com a inauguração da variante da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1925, Itaquaquecetuba cresceu e prosperou, conquistando sua emancipação política em 30 de dezembro de 1953. O nome adotado nessa ocasião, de origem tupi, era proveniente de sua primeira forma taquaquicé-tuba, cujo significado completo é “lugar abundante de taquaras cortantes como facas”.

Coordenadas Geográficas: latitude Sul: 23o30 e longitude W. Gr.46o22

Casos conhecidos de contaminação (dados de 2002 - Fonte: http://www.estadao.com.br/ext/ciencia/zonasderisco/)

Química Nacional - Quiminasa

Prefeitura