Trabalhos
em Grupos e Autonomia como
Instrumento da Competição |
Editora Atlas
A obra, de autoria do professor Roberto Marx, trata da realidade
dos processos de produção e do trabalho no Brasil e traz importante
contribuição para a teoria e a prática de organização de empresas
em geral. Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP, o autor demonstra
que as escolhas por tipos de grupos normalmente são decorrentes
de um conjunto de estratégias e pressupostos empresariais para a
obtenção da melhoria de desempenho por meio de compromissos com
os funcionários. Ele aborda o trabalho em grupo sob duas vertentes:
uma, de inspiração européia, que propõe a organização em grupos
semi-autônomos de trabalho, e a outra, de inspiração japonesa, que
resulta num esquema denominado pelo autor de grupos enriquecidos.
Além de confrontar as duas visões, o autor faz uma análise das escolhas
e do processo de implantação de grupos em seis empresas-líderes
brasileiras.
|
Tecnologia
de Informação e Estratégia Empresarial |
Editora Futura
O livro traz uma coletânea de ensaios de pesquisadores de vários
pontos do País sobre as estratégias que possibilitam às empresas
alcançarem uma convergência entre comunicação de dados, de voz e
de imagem. Os autores se baseiam em casos reais fundamentados num
quadro de referência conceitual. Os exemplos foram extraídos de
uma variedade de setores econômicos, como alimentos, comércio varejista,
serviços financeiros e cosméticos. Com introdução do professor Jacques
Marcovitch, também organizador da obra, "Tecnologia da Informação"
reúne textos de Rosa Teresa Moreira Machado, Luiz Marcelo Antonialli,
Andrea Lago da Silva, Silvana Prata Camargos, João Pizysieznig Filho,
Sérgio Azevedo Fonseca, Mozar José de Brito e Geciane Silveira Porto
|
Administração
de Projetos - transformando
idéias em resultados
|
Editora Atlas
Trata-se do mais novo livro de Antonio César Amaru Maximiano, professor
de Administração da FEA/USP. O autor apresenta um roteiro sobre
como elaborar e concretizar um projeto, de forma que o objetivo
corresponda às necessidades, desenvolvendo-o de maneira eficaz dentro
de um contexto organizacional. Recomendado para estudantes e profissionais
interessados na administração de sistemas completos, o livro recomenda
que ao elaborar um projeto se conheça as demandas dos clientes,
detalhando a formação e coordenação de equipes e a exata divisão
de responsabilidades.
|
Estratégias
Empresariais e Formação de Competências |
Editora Atlas
Estratégias Empresariais e Formação de Competências tem por objetivo
compreender o processo de reestruturação produtiva vivido pela indústria
brasileira. Seus autores Afonso Fleury e Maria Tereza Leme Fleury
confessam ter tentado montar um quebra-cabeça com a estrutura de
um caleidoscópio, pelo qual procuram mostrar a complexidade e a
dinâmica desse processo de reestruturação produtiva. A idéia do
caleidoscópio é que, cada vez que se chega a uma figura, um novo
movimento acontece e esta assume novos contornos. Com esta obra
os autores recuperam uma discussão teórica sobre competências e
constroem uma nova abordagem conceitual, na qual analisam como as
empresas definem suas estratégias, identificam competências e, a
partir destas, revêem estratégias gerando um círculo virtuoso. O
desenvolvimento de competências é levantado em diferentes esquemas
empresariais: cadeias, redes, clusters e nas relações entre empresas
transnacionais e suas subsidiárias. O livro possibilita ao leitor
compreender melhor e pensar o futuro da indústria brasileira. Editado
pela Atlas, com o apoio do PGT/USP, da Fundação Vanzolini e do Progep,
Estratégias Empresariais e Formação de Competências já está disponível
nas bancas.
|
Gestão
do Conhecimento - O grande desafio empresarial |
Editora Negócio
O que mudou na relação do homem com o conhecimento?
A resposta é clara mas nem sempre está sendo posta
em prática nas ações do dia-a-dia. Se desde
o princípio o homem buscava de forma incessante o conhecimento,
podemos dizer que o fazia, principalmente, como uma forma de se
diferenciar ou entender o mundo. A revolução da
informação, que vem se acelerando nos últimos
anos, pode ser muito benéfica para o desenvolvimento de
nossa sociedade, mas não o será se não conseguirmos
dominar a equação informação-conhecimento-sabedoria.
Hoje o conhecimento não pode mais estar restrito a círculos
acadêmicos e culturais: ele precisa estar nas atividades
empresariais e comerciais. É isso mesmo: ainda que os puristas
protestem, o conhecimento invade o mundo comercial e passa a ser
a única alternativa para o desenvolvimento das empresas
e, consequentemente, das nações.
Este livro discute casos práticos e mostra caminhos e formas
inovadoras e criativas de organização que permitem
um fôlego novo às empresas e dão base para
o crescimento sustentado. É uma leitura fundamental.
|
Universidade
Viva - Diário de um Reitor |
Editora
Mandarim
Pela primeira vez no Brasil o reitor de uma universidade
escreve um livro narrando suas experiências na gestão
acadêmica - algo que na Europa e nos Estados Unidos já
acontece há algum tempo. Jacques Marcovitch, reitor da
maior universidade do país, a USP, descreve na forma de
um diário o cotidiano do seu trabalho, mas sem se prender
a reuniões de gabinete e despachos; são antes reflexões
de um acadêmico envolvido com os temas que agitam a universidade
e também outras questões de amplitude nacional.
Este livro pioneiro é fundamental para a compreensão
da mais importante instituição cultural brasileira
e seus desafios no início do século. |
Gestão
Estratégica de Conhecimento |
Editora
Atlas
O tema Gestão do Conhecimento emergiu na última
década das discussões fechadas entre pesquisadores
e profissionais de P&D das empresas, para despontar como um
dos assuntos mais polemizados e menos compreendidos. Procurando
avançar nessa questão e trazer uma contribuição
significativa não só para o mundo acadêmico,
mas principalmente para as empresas brasileiras, esta coletânea
foi organizada. Reúne artigos de pesquisadores internacionais
e nacionais sobre temas como Gestão do Conhecimento, Aprendizagem
Organizacional, Competências Essenciais e apresenta o resultado
de estudos realizados em diferentes países.
|
Tecnologia
e Inovação: Experiências de
Gestão na Micro e Pequena Empresa |
Tec
Art Editora
Um dos grandes desafios para a atualização tecnológica do parque
industrial do país é o incentivo a pequenas e médias empresas
para que desenvolvam inovação em produtos, processos e serviços.
Instrumentos e políticas para viabilizar esse objetivo já vêm
sendo planejados e implantados, além de a formação de uma mentalidade
empreendedora neste segmento estar sendo enfatizada.
Análises sobre o assunto e exemplos de casos nacionais, e até
internacional, podem ser conferidos no livro "Tecnologia e Inovação:
Experiências de Gestão na Micro e Pequena Empresa", publicado
recentemente pela editora Tec Art e editado pelo professor Roberto
Sbragia, coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão
Tecnológica (PGT/USP), especialista na área de política e gestão
da tecnologia, e por Eva Stal, pesquisadora associada ao PGT.
"A habilidade dos países, das organizações e das pessoas na gestão
dos recursos para aumentar sua competitividade converte-se num
grande desafio", reflete o professor.
Exemplares desta edição podem ser adquiridos
através do PGT/USP... |
Gestão
do Conhecimento em
Pequenas e Médias Empresas |
Negócio
Editora
À primeira vista, pequenos empreendimentos, como o cultivo
de mexilhões e ostras, parecem não requerer grandes
esforços da gestão do conhecimento (GC). No entanto,
engana-se quem pensa que o saber somente se aplica às grandes
empresas ou às de base tecnológica. Publicação
recentemente lançada e organizada pelo coordenador do MBA
CTI, Isak Kruglianskas, e por José Terra, diretor presidente
da Terraforum, ajuda a desmistificar um certo domínio
no imaginário das pessoas de que a GC é algo complicado
e que exige grandes investimentos em informática, pessoal
dedicado e recursos para se pagar caros consultores, justificam
os organizadores.
Para demonstrar que a GC tem caráter universal e
faz sentido em qualquer tipo de empresa, o livro, intitulado Gestão
do Conhecimento em Pequenas e Médias Empresas: lições
extraídas de casos reais, traz aos leitores 14 casos
de pequenos empreendimentos dos mais variados setores da economia.
Em alguns poucos exemplos, os dirigentes empresariais tinham
sido treinados em metodologia de GC, mas acabaram por utilizá-la
em suas empresas, explicam.
Os casos apresentados na publicação foram escolhidos
pelos organizadores dentre 150 trabalhos, incluindo artigos e
casos do Brasil, vários países da América
Latina, Espanha e Portugal. Os textos dividem-se em quatro grupos,
formados a partir dos pontos mais fortes e prevalentes dos casos
analisados. São eles: revisão profunda do modelo
de gestão, três casos; implementação
de processos sistemáticos de gestão do conhecimento
e capital intelectual, quatro casos; integração
e aprendizado interorganizacional, três casos; soluções
de informática para gestão do conhecimento, quatro
casos. |
|
|
|
Gestão
da Inovação no Setor de Telecomunicações |
Editores:
Roberto Sbragia e Simone Vasconcellos Ribeiro Galina
Este livro é uma coletânea de vários temas relacionados
ao setor de telecomunicações, especialmente no que
se refere a política e gestão de inovação
no setor. Trata-se dos resultados das pesquisas realizadas no âmbito
do Projeto GICEG (Gestão da Inovação para a
Competitividade Empresarial Brasileira no contexto da Globalização
da Economia), apoiado pela FAPESP na forma de Projeto Temático
e pelo CNPq, no âmbito do PRONEX - Programa de Apoio a Núcleos
de Excelência. |
|
|
|
Inovação:
como vencer esse desafio empresarial (R. Sbragia et alii),
Editora Clio, São Paulo/Brasil, 2006. |
Editora
Clio
Um país que é a 14ª potência econômica
do mundo, possui a maior e mais diversificada indústria
da América Latina, além de contar com uma infra-estrutura
científica e tecnológica respeitável
e um grande número de pesquisadores, doutores e engenheiros.
Mesmo com todos esses fatores positivos, por que o Brasil
não consegue ser uma potência tecnológica?
Essa é uma das perguntas que o livro “Inovação,
como vencer esse desafio empresarial”, da Clio Editora,
tenta responder e aprofundar. Os textos, sob coordenação
do professor Roberto Sbragia, da Faculdade de Economia, Administração
e Contabilidade da Universidade de São Paulo, contaram
com a participação do Fórum de Líderes,
organização empresarial com mais de mil representantes
em todo o país. A redação foi baseada
em 65 artigos publicados por empresários, acadêmicos,
especialistas e realizada por pesquisadores do PGT/USP. O
texto realça a necessidade de inovar das empresas,
mostra como usar a infra-estrutura científica e tecnológica
existente no país e destaca o papel do Estado na inovação.
|
|
|
|
|
|