Na área de projetos especiais, o PGT/USP apoia a publicação de livros voltados para sua área de conhecimento, disponíveis no Acervo Técnico instalado na Biblioteca da FEA/USP.

Os lançamentos mais recentes são:

 

 

Trabalhos em Grupos e Autonomia como
Instrumento da Competição

Editora Atlas
A obra, de autoria do professor Roberto Marx, trata da realidade dos processos de produção e do trabalho no Brasil e traz importante contribuição para a teoria e a prática de organização de empresas em geral. Doutor em Engenharia de Produção pela EPUSP, o autor demonstra que as escolhas por tipos de grupos normalmente são decorrentes de um conjunto de estratégias e pressupostos empresariais para a obtenção da melhoria de desempenho por meio de compromissos com os funcionários. Ele aborda o trabalho em grupo sob duas vertentes: uma, de inspiração européia, que propõe a organização em grupos semi-autônomos de trabalho, e a outra, de inspiração japonesa, que resulta num esquema denominado pelo autor de grupos enriquecidos. Além de confrontar as duas visões, o autor faz uma análise das escolhas e do processo de implantação de grupos em seis empresas-líderes brasileiras.


Tecnologia de Informação e Estratégia Empresarial

Editora Futura
O livro traz uma coletânea de ensaios de pesquisadores de vários pontos do País sobre as estratégias que possibilitam às empresas alcançarem uma convergência entre comunicação de dados, de voz e de imagem. Os autores se baseiam em casos reais fundamentados num quadro de referência conceitual. Os exemplos foram extraídos de uma variedade de setores econômicos, como alimentos, comércio varejista, serviços financeiros e cosméticos. Com introdução do professor Jacques Marcovitch, também organizador da obra, "Tecnologia da Informação" reúne textos de Rosa Teresa Moreira Machado, Luiz Marcelo Antonialli, Andrea Lago da Silva, Silvana Prata Camargos, João Pizysieznig Filho, Sérgio Azevedo Fonseca, Mozar José de Brito e Geciane Silveira Porto


Administração de Projetos - transformando
idéias em resultados

Editora Atlas
Trata-se do mais novo livro de Antonio César Amaru Maximiano, professor de Administração da FEA/USP. O autor apresenta um roteiro sobre como elaborar e concretizar um projeto, de forma que o objetivo corresponda às necessidades, desenvolvendo-o de maneira eficaz dentro de um contexto organizacional. Recomendado para estudantes e profissionais interessados na administração de sistemas completos, o livro recomenda que ao elaborar um projeto se conheça as demandas dos clientes, detalhando a formação e coordenação de equipes e a exata divisão de responsabilidades.


Estratégias Empresariais e Formação de Competências

Editora Atlas
Estratégias Empresariais e Formação de Competências tem por objetivo compreender o processo de reestruturação produtiva vivido pela indústria brasileira. Seus autores Afonso Fleury e Maria Tereza Leme Fleury confessam ter tentado montar um quebra-cabeça com a estrutura de um caleidoscópio, pelo qual procuram mostrar a complexidade e a dinâmica desse processo de reestruturação produtiva. A idéia do caleidoscópio é que, cada vez que se chega a uma figura, um novo movimento acontece e esta assume novos contornos. Com esta obra os autores recuperam uma discussão teórica sobre competências e constroem uma nova abordagem conceitual, na qual analisam como as empresas definem suas estratégias, identificam competências e, a partir destas, revêem estratégias gerando um círculo virtuoso. O desenvolvimento de competências é levantado em diferentes esquemas empresariais: cadeias, redes, clusters e nas relações entre empresas transnacionais e suas subsidiárias. O livro possibilita ao leitor compreender melhor e pensar o futuro da indústria brasileira. Editado pela Atlas, com o apoio do PGT/USP, da Fundação Vanzolini e do Progep, Estratégias Empresariais e Formação de Competências já está disponível nas bancas.




Gestão do Conhecimento - O grande desafio empresarial

Editora Negócio
O que mudou na relação do homem com o conhecimento? A resposta é clara mas nem sempre está sendo posta em prática nas ações do dia-a-dia. Se desde o princípio o homem buscava de forma incessante o conhecimento, podemos dizer que o fazia, principalmente, como uma forma de se diferenciar ou entender o mundo. A revolução da informação, que vem se acelerando nos últimos anos, pode ser muito benéfica para o desenvolvimento de nossa sociedade, mas não o será se não conseguirmos dominar a equação informação-conhecimento-sabedoria. Hoje o conhecimento não pode mais estar restrito a círculos acadêmicos e culturais: ele precisa estar nas atividades empresariais e comerciais. É isso mesmo: ainda que os puristas protestem, o conhecimento invade o mundo comercial e passa a ser a única alternativa para o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, das nações.
Este livro discute casos práticos e mostra caminhos e formas inovadoras e criativas de organização que permitem um fôlego novo às empresas e dão base para o crescimento sustentado. É uma leitura fundamental.


Universidade Viva - Diário de um Reitor

Editora Mandarim
Pela primeira vez no Brasil o reitor de uma universidade escreve um livro narrando suas experiências na gestão acadêmica - algo que na Europa e nos Estados Unidos já acontece há algum tempo. Jacques Marcovitch, reitor da maior universidade do país, a USP, descreve na forma de um diário o cotidiano do seu trabalho, mas sem se prender a reuniões de gabinete e despachos; são antes reflexões de um acadêmico envolvido com os temas que agitam a universidade e também outras questões de amplitude nacional. Este livro pioneiro é fundamental para a compreensão da mais importante instituição cultural brasileira e seus desafios no início do século.


Gestão Estratégica de Conhecimento

Editora Atlas
O tema Gestão do Conhecimento emergiu na última década das discussões fechadas entre pesquisadores e profissionais de P&D das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polemizados e menos compreendidos. Procurando avançar nessa questão e trazer uma contribuição significativa não só para o mundo acadêmico, mas principalmente para as empresas brasileiras, esta coletânea foi organizada. Reúne artigos de pesquisadores internacionais e nacionais sobre temas como Gestão do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional, Competências Essenciais e apresenta o resultado de estudos realizados em diferentes países.



Tecnologia e Inovação: Experiências de
Gestão na Micro e Pequena Empresa

Tec Art Editora
Um dos grandes desafios para a atualização tecnológica do parque industrial do país é o incentivo a pequenas e médias empresas para que desenvolvam inovação em produtos, processos e serviços. Instrumentos e políticas para viabilizar esse objetivo já vêm sendo planejados e implantados, além de a formação de uma mentalidade empreendedora neste segmento estar sendo enfatizada.
Análises sobre o assunto e exemplos de casos nacionais, e até internacional, podem ser conferidos no livro "Tecnologia e Inovação: Experiências de Gestão na Micro e Pequena Empresa", publicado recentemente pela editora Tec Art e editado pelo professor Roberto Sbragia, coordenador Científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT/USP), especialista na área de política e gestão da tecnologia, e por Eva Stal, pesquisadora associada ao PGT. "A habilidade dos países, das organizações e das pessoas na gestão dos recursos para aumentar sua competitividade converte-se num grande desafio", reflete o professor.
Exemplares desta edição podem ser adquiridos através do PGT/USP...


Gestão do Conhecimento em
Pequenas e Médias Empresas

Negócio Editora
À primeira vista, pequenos empreendimentos, como o cultivo de mexilhões e ostras, parecem não requerer grandes esforços da gestão do conhecimento (GC). No entanto, engana-se quem pensa que o saber somente se aplica às grandes empresas ou às de base tecnológica. Publicação recentemente lançada e organizada pelo coordenador do MBA CTI, Isak Kruglianskas, e por José Terra, diretor presidente da Terraforum, “ajuda a desmistificar um certo domínio no imaginário das pessoas de que a GC é algo complicado e que exige grandes investimentos em informática, pessoal dedicado e recursos para se pagar caros consultores”, justificam os organizadores.
Para demonstrar que a GC tem caráter universal e faz sentido em qualquer tipo de empresa, o livro, intitulado “Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias Empresas: lições extraídas de casos reais”, traz aos leitores 14 casos de pequenos empreendimentos dos mais variados setores da economia. “Em alguns poucos exemplos, os dirigentes empresariais tinham sido treinados em metodologia de GC, mas acabaram por utilizá-la em suas empresas”, explicam.
Os casos apresentados na publicação foram escolhidos pelos organizadores dentre 150 trabalhos, incluindo artigos e casos do Brasil, vários países da América Latina, Espanha e Portugal. Os textos dividem-se em quatro grupos, formados a partir dos pontos mais fortes e prevalentes dos casos analisados. São eles: revisão profunda do modelo de gestão, três casos; implementação de processos sistemáticos de gestão do conhecimento e capital intelectual, quatro casos; integração e aprendizado interorganizacional, três casos; soluções de informática para gestão do conhecimento, quatro casos.


 

 

 

Gestão da Inovação no Setor de Telecomunicações

Editores: Roberto Sbragia e Simone Vasconcellos Ribeiro Galina
Este livro é uma coletânea de vários temas relacionados ao setor de telecomunicações, especialmente no que se refere a política e gestão de inovação no setor. Trata-se dos resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto GICEG (Gestão da Inovação para a Competitividade Empresarial Brasileira no contexto da Globalização da Economia), apoiado pela FAPESP na forma de Projeto Temático e pelo CNPq, no âmbito do PRONEX - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência.


 

 

Inovação: como vencer esse desafio empresarial (R. Sbragia et alii), Editora Clio, São Paulo/Brasil, 2006.

Editora Clio
Um país que é a 14ª potência econômica do mundo, possui a maior e mais diversificada indústria da América Latina, além de contar com uma infra-estrutura científica e tecnológica respeitável e um grande número de pesquisadores, doutores e engenheiros. Mesmo com todos esses fatores positivos, por que o Brasil não consegue ser uma potência tecnológica? Essa é uma das perguntas que o livro “Inovação, como vencer esse desafio empresarial”, da Clio Editora, tenta responder e aprofundar. Os textos, sob coordenação do professor Roberto Sbragia, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, contaram com a participação do Fórum de Líderes, organização empresarial com mais de mil representantes em todo o país. A redação foi baseada em 65 artigos publicados por empresários, acadêmicos, especialistas e realizada por pesquisadores do PGT/USP. O texto realça a necessidade de inovar das empresas, mostra como usar a infra-estrutura científica e tecnológica existente no país e destaca o papel do Estado na inovação.